Estresse: Doença extremamente agressiva e que atinge todas as células do nosso organismo
Quando falamos em estresse, em primeiro lugar devemos lembrar que se trata de um processo químico, desencadeado por situações de vida, como a perda de um ente querido, excesso de trabalho, trabalho que não gera prazer, mudanças e separações.
Tudo isso leva o organismo a produzir inúmeras substâncias químicas. Em sua maioria hormônios. Ao mesmo tempo em que bloqueiam inúmeras outras substâncias essenciais ao nosso organismo, em sua maioria também hormônios.
O estresse e a ansiedade são, talvez, as doenças mais agressivas que a ciência conhece. Isso porque, não tem praticamente uma célula do corpo que não seja agredida por eles.
O principal é evitarmos o estresse, através de mecanismos positivos. Como:
- fazer do trabalho algo agradável,
- manter relacionamentos profundos e sinceros,
- ter um convívio familiar pleno de carinho e compreensão,
- morar onde se sente bem.
Por outro lado sabemos que isto muitas vezes não é possível. Mas, cuidando da ingestão de substâncias que contribuam para um equilíbrio de nossas emoções, utilizando-se da fé, das orações, melhorando a autoestima, são valores que em muito irão contribuir nesta luta que hoje é diuturna, mas possível de ser evitada e tratada.
Não podemos esquecer que o estresse é uma doença de adultos. Porém, a medicina mostra que uma quantidade cada vez maior de crianças e adolescentes estão expostas e sofrem desta doença.