Não será difícil vivermos mais de 100 anos, por isso a importância de prevenir doenças e garantir um envelhecimento saudável.
Quando falamos na prevenção de doenças, seja ela física ou psíquica, devemos levar em conta, inicialmente quatro fatores.
O primeiro está relacionado com o sono, este é talvez o primeiro quesito quando falamos em envelhecimento e prevenção. É durante o sono que nosso organismo recupera as energias gastas durante o dia; e é neste momento que grande parte de hormônios indispensáveis à vida são secretados. Um sono profundo, regular, disciplinado é o primeiro parâmetro.
O segundo quesito é a função intestinal. Quando falamos em intestino devemos lembrar que são duas situações paralelas. Uma é a evacuação em si, onde o ideal é evacuarmos todos os dias, de uma a três vezes e para isto dependemos da quantidade de água e de fibras ingerida. Dessas últimas, a fonte mais abundante está no espinafre, couve, frutas com o bagaço, entre outros. Já a outra consiste na parte da digestão e absorção dos alimentos e por quase 70% da nossa capacidade de defesa, seja defender-nos de uma gripe ou de um câncer.
O terceiro é a alimentação. E existe uma quase unanimidade entre os pesquisadores que um dos pratos mais completos que conhecemos é aquele que chamamos de “trivial” brasileiro. O arroz com feijão (é um excelente alimento), refogados, uma salada crua e uma proteína.
Por último o exercício físico, indispensável à vida, sendo que os mais indicados são os aeróbicos como: as caminhadas; corridas leves; esteira; elíptico; natação; etc.
Estes são fatores que chamamos de mecânicos e tão ou mais importante está a qualidade de vida.