O esporte é indispensável à vida, mas devemos nos proteger contra as agressões do mesmo.
Cada vez conhecemos mais o quanto o esporte é indispensável a uma vida plena. Mas não podemos esquecer que a prática de esportes leva a um desgaste importante de nosso organismo. Por isto a importância desta especialidade que cada vez conhecemos mais e cada vez mais aplicamos em nossa prática esportiva, “A medicina do esporte”.
Ela nos propicia uma análise mais completa daquele organismo que se dedica ao esporte, seja avaliando a idade, o sexo, suas expectativas em relação ao mesmo. Sabemos também que nosso organismo deve ser capaz de defender-se destas agressões próprias do exercício físico.
Seja através de lesões dos músculos, nervos, ligamentos, de tal modo que exercitar-se seja um complemento maravilhoso de nosso dia-a-dia, garantindo assim que tenhamos uma vida mais plena de saúde e alegria.
O exercício físico deve ser praticado em todas as idades, da criança ao idoso. Sempre acompanhado por um profissional tanto de educação física, como de um médico especialmente voltado à medicina do esporte. Definindo a necessidade de uma reposição de aminoácidos, proteínas, vitaminas, etc.
Lembrando sempre que cada caso deve ser avaliado individualmente, respeitando as características de cada um.